VIRUS MORTAL DEIXA POPULAÇÃO MUNDIAL EM ESTADO DE ALERTA
Autoridades de saúde em diversos países da Ásia entraram em estado de alerta máximo após a confirmação de um surto do vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental, na Índia. A doença, considerada altamente letal, já teve ao menos cinco casos confirmados, reacendendo o temor de uma nova crise sanitária internacional.
Diante do risco de disseminação, aeroportos internacionais passaram a reforçar controles sanitários, adotando medidas semelhantes às usadas durante a pandemia da Covid-19. Países como Tailândia, Nepal e Taiwan anunciaram o endurecimento imediato dos protocolos de entrada para viajantes vindos da região afetada.
O vírus Nipah é tratado como prioridade pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao seu alto potencial epidêmico e à elevada taxa de mortalidade. Na Tailândia, o Ministério da Saúde Pública intensificou a triagem nos principais aeroportos do país. Passageiros que desembarcam nos terminais de Suvarnabhumi, Don Mueang e Phuket estão sendo monitorados quanto a febre e outros sintomas suspeitos.
📄 Além disso, viajantes recebem cartões de alerta, com orientações sobre sinais da doença e procedimentos a serem adotados em caso de sintomas, numa tentativa de conter qualquer avanço do vírus.
Autoridades acompanham a situação de perto, enquanto cresce a preocupação com a possibilidade de o surto ultrapassar fronteiras.
![]() |

Nenhum comentário:
Postar um comentário