terça-feira, 27 de janeiro de 2026

CONHEÇA O VÍRUS Um novo surto do vírus Nipah na Índia voltou a acender o alerta sanitário em países da Ásia

 🦠CONHEÇA O VÍRUS


Um novo surto do vírus Nipah na Índia voltou a acender o alerta sanitário em países da Ásia, levando à intensificação de medidas de controle em aeroportos internacionais. A doença, considerada altamente letal, já colocou cerca de 110 pessoas em quarentena no Estado indiano de Bengala Ocidental.


O vírus Nipah é transmitido entre humanos, por alimentos contaminados e por animais, principalmente morcegos frugívoros e porcos. Ele pode causar infecções respiratórias graves e encefalite, inflamação no cérebro que pode levar ao coma em até 48 horas. A taxa de letalidade chega a 75% dos infectados. Não existe vacina nem tratamento específico, apenas cuidados paliativos.


O monitoramento foi intensificado após dois profissionais de saúde testarem positivo para o vírus no início de janeiro. Eles haviam tido contato com casos confirmados e, apesar de testes iniciais negativos, desenvolveram a infecção posteriormente. O surto levou países vizinhos a reforçarem protocolos de segurança para evitar a disseminação internacional.


Na Tailândia, o Ministério da Saúde anunciou medidas de triagem em três aeroportos internacionais: Don Mueang, Suvarnabhumi e Phuket. Eles recebem voos provenientes de Bengala Ocidental. No aeroporto de Suvarnabhumi, 332 passageiros foram examinados, sem registro de casos suspeitos. Em Phuket, houve reforço na limpeza de áreas comuns e ampliação da vigilância sanitária. Até o momento, não há registros da doença no país.


Descoberto em 1999, na Malásia, o vírus já causou surtos graves no Sudeste Asiático, especialmente em Bangladesh e Índia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o Nipah como prioridade global de pesquisa, devido ao potencial de provocar uma epidemia.


Fonte: Jornal Jangadeiro 


#PortalPacujaNews #VírusNipah #Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário