As autoridades de saúde da Índia confirmaram um surto do vírus Nipah no estado de West Bengal, no leste do país. Pelo menos cinco pessoas foram infetadas, entre elas duas enfermeiras que se encontram em estado crítico, segundo informações oficiais.
Como medida de contenção, cerca de 100 pessoas foram colocadas em quarentena, após terem tido contacto direto com os casos confirmados. O objetivo é impedir a rápida disseminação do vírus, considerado altamente letal.
O vírus Nipah é transmitido principalmente por morcegos e pode causar infeções graves, incluindo encefalite e problemas respiratórios. A taxa de mortalidade pode chegar a 75%, de acordo com autoridades de saúde internacionais. Não existe, até ao momento, vacina ou tratamento específico para a doença.
Diante do risco, foram emitidos alertas a nível nacional, e hospitais reforçaram os protocolos de segurança e vigilância epidemiológica. O caso segue em investigação e evolução, com as autoridades a correrem contra o tempo para evitar que o surto se agrave.

Nenhum comentário:
Postar um comentário