A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou, nesta quinta-feira (18), que chuvas foram registradas em pelo menos 34 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, considerando o período até as 11h. Os maiores acumulados ocorreram principalmente na região do Cariri e em áreas do Sertão.
O destaque ficou para o município do Crato, onde o posto Lameiro marcou 77 milímetros de chuva. Em seguida aparecem Missão Velha, com 49 mm no posto Gameleiro de São Sebastião, além de outros registros significativos também no Crato, Dom Quintino e Ipueiras, todos com volumes em torno de 40 mm. Barbalha e Juazeiro do Norte tiveram 37 mm cada, enquanto Ipaporanga (33 mm), Poranga (29 mm) e Jardim (26 mm) completam a lista dos maiores acumulados.
Segundo a Funceme, as condições meteorológicas atuais são influenciadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), identificado por imagens do satélite GOES-19, com centro localizado sobre o oceano Atlântico, próximo à costa leste do Nordeste brasileiro. Esse sistema favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas em diversas regiões do estado, associado ainda aos efeitos das brisas terrestre e marítima, além da combinação entre temperatura, umidade e relevo.
A previsão indica que as temperaturas continuam elevadas no interior, com máximas entre 34°C e 37°C em áreas da Jaguaribana, Litoral Norte, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Já no litoral e em regiões serranas, os termômetros devem marcar entre 30°C e 33°C.
Em Fortaleza e na Região Metropolitana, há possibilidade de chuvas isoladas principalmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira e sábado. As temperaturas na Capital devem variar entre 24°C e 33°C, com ventos predominantes de Leste-Sudeste, podendo alcançar até 45 km/h.
Portal de Notícias CE – "Compromisso com a notícia. Respeito com você!"

Nenhum comentário:
Postar um comentário