quinta-feira, 22 de maio de 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (21) que pretende disputar as eleições presidenciais de 2026

 O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (21) que pretende disputar as eleições presidenciais de 2026. Ele também declarou que Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tentará a reeleição como governador de São Paulo.


“Nós dois seremos candidatos. Ele [Tarcísio] vem para a reeleição e eu para a presidência”, disse, em vídeo publicado nas redes sociais.


Segundo Bolsonaro, impedi-lo de concorrer em 2026 representa uma “negação à democracia”. “Qual foi o crime que eu cometi? Eu reuni os embaixadores”, afirmou.


Ele faz referência à reunião realizada com representantes de diversos países no Palácio da Alvorada — residência oficial da Presidência da República —, na qual levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas, sem apresentar provas, e criticou o sistema eleitoral brasileiro.


Por causa desse episódio, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) declarou Bolsonaro inelegível por oito anos. Com a decisão, o ex-presidente só poderá disputar um novo cargo eletivo a partir de 2030, quando terá 75 anos.


No evento com embaixadores, Bolsonaro relembrou o inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar eventuais invasões dos sistemas do TSE, em 2018.


“O hacker disse claramente que ele teve acesso a tudo dentro do TSE. Disse mais: obtive acesso aos milhares de códigos-fonte, que teve acesso a uma senha de um ministro do TSE, bem como de outras autoridades. Segundo o TSE, os hackers ficaram por oito meses nos computadores”, disse. “O próprio TSE e a conclusão da própria Polícia Federal, o atacante conseguiu copiar toda a base de dados”, completou.


O chefe do Executivo se tornou alvo de uma investigação, em tramitação no Supremo Tribunal Federal, por ter divulgado, em uma live, informações referentes a um inquérito policial sigiloso em 2021.


▫️Saiba mais em noticias.r7.com/brasilia


📸 Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/


#recordbrasília #jornalismo #notícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma nova polêmica envolve os patinetes elétricos compartilhados em Natal. De acordo com informações do 1º Batalhão da Polícia Militar, criminosos estão utilizando cartões de crédito clonados para alugar os patinetes e realizar o tráfico de drogas

  Uma nova polêmica envolve os patinetes elétricos compartilhados em Natal. De acordo com informações do 1º Batalhão da Polícia Militar, cri...