Uma reportagem exibida no Fantástico neste domingo (11) revelou a atuação de facções criminosas em cidades do interior do Brasil, com foco no caso de João Dias (RN), onde o prefeito Francisco Damião de Oliveira, conhecido como Marcelo, foi executado em 2023. O crime teve envolvimento de traficantes ligados ao PCC, que tentaram controlar o poder político local por meio de ameaças, acordos financeiros e violência.
As investigações apontam que Marcelo foi pressionado a renunciar em 2021, permitindo que a vice-prefeita Damária Jácome — irmã de traficantes internacionais — assumisse o cargo. Ele retornou ao poder por decisão judicial e, ao colaborar com a polícia, teria se tornado alvo do grupo criminoso. Marcelo e seu pai foram assassinados em agosto do ano passado.
A Polícia Civil e a Polícia Federal investigam o envolvimento de Damária e da irmã, a vereadora Leidiane Jácome, como mandantes do crime. As duas estão foragidas. Segundo relatório da PF, facções tentaram influenciar eleições em pelo menos 42 cidades brasileiras.
O caso expõe como o poder político e o controle de recursos públicos se tornaram alvos das facções, que atuam com violência e corrupção para expandir sua influência.
Completo em 96fm.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário