quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

HMPV: VIRUS QUE CAUSA SURTO DE INFECÇÕES NA CHINA JÁ CIRCULA NO CEARÁ E REGISTROU 129 CASOS EM 2024

 SESA MONITORA


🦠 Autoridades internacionais acompanham o aumento de casos de infecções respiratórias causadas pelo Metapneumovírus humano, também conhecido como HMPV, na China. No Ceará, o vírus já circula é monitorado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em 2024, foram 129 registros. 


“A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que a infecção por Metapneumovírus humano não é um agravo de notificação compulsória, mas é monitorada como outras doenças relacionadas à síndrome gripal”, informou a pasta em resposta à Jangadeiro. 


😷 Dos casos positivos registrados no ano passado no estado, 51,9% são do sexo com feminino, com idades variando de 27 dias a 86 anos. Crianças menores de 5 anos são as mais infectadas. A circulação do vírus ocorre em todas as regiões de saúde do estado. 


Segundo a Sesa, até o momento, não se observa mudança no padrão de comprometimento clínico dos pacientes. “A Vigilância Epidemiológica da Sesa segue monitorando o cenário”. 


ENTENDA

O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 2004. Desde então, tem sido monitorado. 


Nesta terça-feira (7), o Ministério da Saúde informou que acompanha “atentamente” o surto de metapneumovírus humano registrado ao longo das últimas semanas na China. 


“Até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes”. 


(Foto: Ilustrativa)


#JornalJangadeiro #ChamaJangadeiro #Metapneumovírus #SurtoChina #JJFeed #JJSaúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faz o "L": Lula veta pensão para crianças com microcefalia e revolta mães

  Lula vetou totalmente o projeto que previa indenização e pensão para crianças com microcefalia causada pelo vírus da zika. A decisão, publ...