Graves Acusações Contra Alexandre de Moraes: "Mentiu na Decisão", Diz Sebastião Coelho
O desembargador aposentado Sebastião Coelho, conhecido por sua atuação na defesa de presos e perseguidos políticos, fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Coelho, Moraes teria utilizado informações falsas para justificar a apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro, impedindo-o de comparecer à posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
As declarações acenderam debates sobre a conduta judicial no Brasil, ampliando as discussões sobre possíveis excessos do Judiciário no cenário político.
“Uma mentira abominável”, diz Sebastião Coelho
Sebastião Coelho afirmou que a decisão de Alexandre de Moraes foi fundamentada em mentiras, o que viola o Estatuto da Magistratura. “A mentira de um juiz é abominável. O artigo 35 do Estatuto da Magistratura determina que é dever do juiz manter conduta irrepreensível na vida pública e privada. O juiz que mente não está tendo uma conduta irrepreensível”, declarou Coelho em uma entrevista contundente.
A acusação de Coelho se baseia em uma citação feita por Moraes ao caso do ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins. Segundo o desembargador, Moraes alegou que Martins havia fugido do Brasil, informação já comprovada como falsa.
“Foi demonstrado que essa afirmação da Polícia Federal era mentirosa, e tanto foi que Alexandre de Moraes revogou a prisão preventiva de Filipe Martins. Como ele pode usar essa mesma alegação falsa para justificar a decisão contra Bolsonaro?”, questionou o desembargador
Nenhum comentário:
Postar um comentário