DEIXE NOS COMENTÁRIOS
O economista e ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, sugeriu o congelamento do salário mínimo em termos reais, sem aumento acima da inflação, por seis anos para melhorar as contas da Previdência Social. Na avaliação dele, os gastos públicos do Brasil estão “totalmente descontrolados”.
💬 “Uma conta gigante é a Previdência. Precisa de uma reforma grande. Uma boa e mais fácil seria congelar o salário mínimo por seis anos. O número 2 é a folha de pagamento do Estado. O RH do Estado brasileiro precisa passar por uma reforma radical”, disse Fraga durante um painel na Brazil Conference, evento organizado por estudantes brasileiros de Harvard e do MIT, no último sábado (12).
Qual a sua opinião? 🤔
Em entrevista à Rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7 nesta terça-feira (15), a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carla Beni, criticou a declaração de Arminio Fraga e o chamou de “tecnocrata que esqueceu que a economia é uma ciência social”.
💬 “Essa é uma frase de um tecnocrata que esqueceu que a economia é uma ciência social. É muito importante que a gente entenda isso e coloque essa frase no devido lugar dela. Os juros que se paga são sagrados, isso ninguém mexe. O problema está no aposentado, está no BPC, na correção do salário mínimo? Não, o problema está em uma série de outros itens, como supersalários do setor público, como benefícios tributários de mais de R$ 600 bilhões que segmentos da economia receberam. Isso está completamente errado”, argumentou a professora.
🤳🏾 Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o nosso canal (link no perfil).
CPRREÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO
O salário mínimo é utilizado como referência para o piso das aposentadorias e de outros benefícios previdenciários e sociais. O valor atual é de R$ 1.518. A regra vigente prevê que o ganho real do salário, acima da inflação, continue atrelado ao crescimento do PIB de dois anos antes, mas não poderá superar a correção do limite do arcabouço fiscal, que oscila entre 0,6% e 2,5% ao ano.
(Foto: Reprodução)
#JornalJangadeiro #ChamaJangadeiro #SalárioMínimo #ArminioFraga #JJFeed #JJEconomia
Nenhum comentário:
Postar um comentário