Os residentes de Currais Novos, localizada a 180 km de Natal, na Região Seridó do estado, capturaram imagens das intensas chuvas que banharam o município na noite desta segunda-feira 18. Até o momento, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) não divulgou os registros pluviométricos das últimas 24 horas em todo o estado.
Conforme informações da Emparn, a previsão para esta terça-feira é de céu parcialmente nublado, com previsão de chuvas nas regiões do litoral, Seridó, Alto Oeste e Mossoró. Os moradores, atentos aos fenômenos climáticos, compartilharam nas redes sociais as imagens das chuvas, destacando a intensidade do evento na localidade.
Meteorologista da Emparn fala sobre chuvas de dezembro
Em Natal, de acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Gilmar Bistrot, as chuvas são ocasionadas por um sistema meteorológico que transita sobre o Nordeste nesta época do ano.
“São conhecidas como vórtice ciclônico de ar superior. Esse sistema está injetando umidade no litoral, o vento que está conduzindo esta umidade faz com que haja a formação dessas chuvas. Então ele vem persistindo porque o sistema está atuando e irá continuar a atuar nos próximos dias causando este tipo de chuvas”, afirmou.
Para os próximos dias, o meteorologista afirmou que as chuvas podem voltar nesta terça-feira 19. Além disso, ele apontou que a partir da segunda-feira 18, a previsão era de que chuvas chegassem no interior do RN, com previsão de pancadas de chuvas restritas no período da manhã, e em toda a região Nordeste.
Em dezembro, quando é comum a ocorrência de chuvas na segunda quinzena – principalmente no Alto Oeste potiguar – os sistemas começam a atual com mais intensidade e se deslocam para o litoral. No entanto, segundo Gilmar Bistrot, é um mês de baixa precipitação.
Além disso, neste mês, quando se inicia a pré-estação chuvosa no Nordeste, o meteorologista diz que as chuvas podem aumentar aos poucos. Segundo ele, a média de chuva na capital chegou a 50mm em novembro e com as chuvas que irão acontecer nos próximos dias, a média de dezembro poderá superar a do mês passado devido também ao fenômeno do El Niño.
“Acredito que essas chuvas que têm acontecido na madrugada até agora estejam em torno de 35mm a 40mm e deverá atingir a média de 50mm até o final do mês. lembrando que em anos de El Niño, como é o caso de 2023/2024, a pré-estação chuvosa costuma apresentar chuvas acima do normal por conta da facilidade de chegada de sistemas transientes. então a média pode chegar em torno de 54mm a 60mm”, aponta.
Confira a previsão do tempo para esta semana
19/12/23 – Terça-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, Seridó, alto oeste e região de Mossoró.
20/12/23 – Quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, Seridó, alto oeste e região de Mossoró.
21/12/23 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, Seridó, alto oeste e região de Mossoró.
22/12/23 – Sexta-feira – Céu parcialmente nublado em todas as regiões do estado.
23/12/23 – Sábado – Céu parcialmente nublado em todas regiões do estado.
24/12/23 – Domingo – Céu parcialmente nublado em todas as regiões do estado.
https://agorarn.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário