O empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), atacou neste sábado (6) as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça. As informações são do G1
Moraes é relator de inquéritos como:
• o das milícias digitais: que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia.
• o do 8 de janeiro: que investiga a tentativa de golpe no Brasil por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No curso dessas apurações, ao longo dos últimos anos, Moraes determinou que as redes sociais bloqueassem a conta de alguns investigados. De acordo com o ministro, eles usavam as plataformas para o cometimento das práticas irregulares que são investigadas.
Mais cedo neste sábado, Musk fez um post em cima de uma nota de Moraes na rede social, em janeiro, na qual o ministro parabenizava Ricardo Lewandowski por assumir o Ministério da Justiça. Sem nenhuma relação com o tema do post de Moraes, Musk escreveu :
"Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?", questionou Musk, em inglês.
Mais tarde, ele voltou aos ataques a Moraes, também por meio do X. Foi quando Musk ameaçou que a plataforma reativará as contas bloqueadas, em desrespeito à Justiça, mesmo que, segundo Musk, isso custe o fechamento da empresa no Brasil e prejudique o lucro. Musk não mencionou qual decisão do ministro, especificamente, gerou sua reação deste sábado.
"Nós estamos levantando as restrições. Esse juiz aplicou penas massivas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar os acessos ao X no Brasil", afirmou o empresário.
"Como resultado, nós provavelmente vamos perder todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas princípios importam mais que lucros", completou o bilionário.
Questionado sobre as declarações de Musk, o STF não se manifestou até a última atualização desta reportagem.
Contas bloqueadas
Alguns dos investigados pelo STF que tiveram os perfis bloqueados continuavam com o bloqueio até a última atualização desta reportagem:
• Luciano Hang, empresário
• Allan dos Santos, blogueiro
• Daniel Silveira, ex-deputado cassado
• Monark, youtuber
• Oswaldo Eustáquio, blogueiro
#PortalPacujáNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário