domingo, 3 de março de 2024

Sem estoque de vacina suficiente, governo Lula é cobrado por governadores no ‘combate à dengue’ no País

 

Foto: Ricardo Stuckert

Governadores dos sete estados do Sul e do Sudeste divulgaram, neste sábado (2), uma carta conjunta na qual cobram do governo do presidente Lula (PT) “maior celeridade no desenvolvimento e na produção de vacinas” contra a dengue e “atualização dos critérios de distribuição de recursos federais” no combate à epidemia.

Na carta, os governadores enfatizam que os sete estados têm mais de 114 milhões de habitantes e que a atual epidemia de dengue compromete, principalmente, as duas regiões. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina decretaram situação de emergência.

Em São Paulo, são 128 mil casos confirmados neste ano até o momento, com 27 mortos e 132 óbitos sob investigação. Em outro trecho, o grupo diz que “deve ser enfatizada a premência de maior celeridade no desenvolvimento e na produção de vacinas e, ainda, uma distribuição que, a um só tempo, seja ágil e atenda a critérios transparentes e pactuados com os entes da federação”.

“Dado que a epidemia acomete neste momento particularmente o Sul e o Sudeste, contrariando a série histórica, os estados dessas duas regiões advogam pela atualização dos critérios de distribuição de recursos federais para a realidade atual”, afirma a carta assinada pelos governadores.

Em outro trecho, o grupo diz que “deve ser enfatizada a premência de maior celeridade no desenvolvimento e na produção de vacinas e, ainda, uma distribuição que, a um só tempo, seja ágil e atenda a critérios transparentes e pactuados com os entes da federação”.

Assinam a carta os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Ratinho Junior (PR), Jorginho Mello (SC) e Eduardo Leite (RS).

Revista Ceará com informações de Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOJE! OS VIVAS VAI PARA RAIMUNDO NONATO PAI DO PREFEITO DE GUAMARÉ HÉLIO DO POVO

hoje! Os vivas vai para Raimundo Nonato pai do prefeito de Guamaré,  Hélio do povo.  Que está data,  se repita,  por muitos anos de vida e s...