O sonho da Acadêmicos de Niterói de se manter na elite do samba carioca durou apenas um ano. Na tarde desta quarta-feira (18), a apuração das notas na Marquês de Sapucaí selou o destino da agremiação: com um somatório de 264.6 pontos, a escola terminou em último lugar e foi oficialmente rebaixada para a Série Ouro. Nem mesmo o enredo biográfico sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometia ser o grande trunfo da temporada, foi capaz de garantir a permanência da "caçula" do Grupo Especial.
A trajetória da Niterói na avenida foi marcada por uma voltagem política altíssima. Primeira a desfilar na noite do último domingo, a escola levou para a Sapucaí o enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". O ponto de maior controvérsia foi uma alegoria que representava o ex-presidente Jair Bolsonaro como um palhaço preso, imagem que viralizou e gerou uma enxurrada de críticas da oposição e ações judiciais sob a acusação de propaganda eleitoral antecipada.
No entanto, o que definiu o rebaixamento não foi o debate ideológico, mas o rigor dos mapas. Das 36 notas lidas — quatro para cada um dos nove quesitos — a Acadêmicos de Niterói conseguiu a nota máxima, o tão sonhado 10, apenas duas vezes. Curiosamente, as únicas notas dez vieram justamente no último quesito lido: Samba-Enredo. Em todos os outros setores, como Evolução, Harmonia e Alegorias, a escola foi severamente punida.
Agora, resta à Niterói se erguer e buscar a reconstrução no acesso.
Portal de Notícias CE - Compromisso com a Notícia, respeito com você!

Nenhum comentário:
Postar um comentário