Fontes parlamentares com trânsito no STF, revelaram que ministros do Supremo Tribunal Federal estariam “apavorados” com a possibilidade de serem incluídos na lista de sanções da chamada Lei Magnitsky, legislação americana que prevê punições severas contra autoridades acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos.
O alerta ganhou força após o ministro Alexandre de Moraes ser oficialmente sancionado pelos Estados Unidos no fim de julho, medida que pode resultar no congelamento de bens, restrições bancárias, suspensão de vistos e bloqueio de acesso a tecnologias.
De acordo com as fontes, há receio de que outros ministros sejam alvos, já que autoridades americanas afirmaram que estão monitorando aliados de Moraes na Corte e poderão aplicar as mesmas penalidades caso considerem que estão favorecendo suas ações.
Apesar do clima de tensão, a maioria dos ministros manifestou publicamente apoio a Moraes, mas parte da Corte manteve silêncio e não participou de eventos recentes com o presidente Lula que simbolizaram apoio coletivo ao magistrado.
A Lei Magnitsky foi criada nos EUA para atingir financeiramente autoridades de qualquer país envolvidas em atos de corrupção ou violações de direitos humanos, impedindo-as de acessar o sistema financeiro e de viajar para território americano.
#LeiMagnistky #stf #judiciario #ministrosdostf #politica #geopolitica #tensao #brasil #eua #estadosunidos #DonaldTrump #noticias #FatosDoDia
Nenhum comentário:
Postar um comentário