Agora que a Fábrica de Polpa de Guamaré inaugurou, parece um trabalho simples. Contudo, para fazer funcionar um projeto desse, sobretudo no contexto da agricultura familiar, é necessário muito mais do que apenas boa vontade. É preciso planejamento e trabalho de verdade.
Não basta apenas construir um prédio e tá tudo resolvido. Envolve todo um trabalho bem mais complexo e que você vai entender um pouco mais agora.
Uma parte essencial desse trabalho é justamente o de equipar adequadamente toda a estrutura. Inclusive, essa foi a parte mais cara de nosso projeto. Pois num investimento total de mais de R$ 600 mil, apenas cerca de 30% desse valor foi gasto com a construção do prédio em si. Todo o restante foi investido na aquisição dos maquinários e equipamentos necessários para o funcionamento da Fábrica de Polpa.
Os equipamentos, alguns deles importados, são responsáveis pela criação de uma infraestrutura moderna para o processamento e armazenamento de produtos em câmara fria, separação, triagem, embalagem além de várias outras etapas do processo que precisam do maquinário adequado e específico para o funcionamento.
Por isso, o treinamento foi essencial até para que eles aprendessem a utilizar os novos equipamentos.
Nossos agricultores fizeram ainda visitas técnicas para conhecer outros casos de sucesso pelo Brasil. E compreenderem melhor os desafios de gerir esse tipo de negócio. Tudo isso através de parcerias com com a FETARN, CONTAG, CONAB, INCRA, MDA, SEDRAF e várias outras instituições de referência na área.
E como ninguém prospera sozinho, foi fundamental estabelecer parcerias e acordos comerciais que irão garantir a compra das polpas de frutas que forem produzidas aqui. Através dos programas de aquisição de alimentos dos Governos do RN e Federal.
Isso é visão de futuro.
Isso é trabalho de verdade!
Conteúdo promovido:
Nenhum comentário:
Postar um comentário