segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

INOCENTES PRESOS E LADRÕES DE COLARINHO BRANCO SENDO SOLTOS, ESSE É O BRASIL

 A comunicação para transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro do regime fechado para a prisão domiciliar envolve diversos nomes, de acordo com a coluna Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo ela, não apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, trata do assunto, mas também ministros do Supremo Tribunal Federal que, nos bastidores, têm manifestado apoio à mudança de regime.


Relatos obtidos pela equipe da coluna indicam que o ministro Gilmar Mendes atuou diretamente para que o relator da ação penal sobre a trama golpista, Alexandre de Moraes, recebesse Michelle Bolsonaro em audiência no último dia 15. Gilmar também teria conversado pessoalmente com a ex-primeira-dama e, de forma reservada, externado apoio à prisão domiciliar, citando o estado de saúde do ex-presidente. Em interlocuções privadas, o ministro costuma ressaltar que a decisão final cabe exclusivamente a Moraes, de quem mantém proximidade institucional.


Outro ministro que teria manifestado posição favorável à transferência é Kassio Nunes Marques, indicado ao Supremo por Bolsonaro. Segundo apuração, Nunes Marques também comunicou a Moraes que vê a prisão domiciliar como alternativa adequada diante do quadro clínico do ex-presidente.


Tanto Gilmar Mendes quanto Kassio Nunes Marques integram a Segunda Turma do STF e, por isso, não participaram do julgamento que resultou na condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, decisão tomada no âmbito da Primeira Turma.


Nos bastidores políticos e judiciais, o temor de um agravamento do estado de saúde do ex-presidente tem sido citado como fator central na articulação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INOCENTES PRESOS E LADRÕES DE COLARINHO BRANCO SENDO SOLTOS, ESSE É O BRASIL

  A comunicação para transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro do regime fechado para a prisão domiciliar envolve diversos nomes, de acordo ...