terça-feira, 21 de outubro de 2025

Candidato mais votado no primeiro turno, Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia neste domingo (19)

 Candidato mais votado no primeiro turno, Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia neste domingo (19). O nome dele foi confirmado após a apuração dos votos do segundo turno, inédito no país, pelas autoridades eleitorais. O vencedor obteve 54,5% dos votos.


Paz, que assim como seu adversário Jorge “Tuto” Quiroga, é de um partido de direita. Será a primeira vez desde 2006 (a única exceção foi o mandato interino de um ano de Jeanine Áñez, entre 2019 e 2020) que o partido Movimento ao Socialismo (MAS) não estará no comando do país.


Rodrigo Paz foi vereador e prefeito no departamento de Tarija e deputado nacional antes se tornar senador, em 2020. Durante a campanha, ele propôs um plano chamado “capitalismo para todos”, com a formalização de pequenas empresas e recuperação da confiança na economia para que os bolivianos tirem seus dólares que estão “debaixo do colchão”, como Javier Milei tenta fazer na Argentina.


➡️ LEIA a matéria completa na #GazetadoPovo: https://gazetadopovo.short.gy/eZfqkc (link clicável na bio do perfil)


📸Foto: Gabriel Márquez / EFE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITA CHUVA EM 2026 ☔️ 🌧️ É o que prevê os órgãos de meteorologia!

 MUITA CHUVA EM 2026 ☔️ 🌧️ É o que prevê os órgãos de meteorologia! Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) confirmo...