O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira (13) a revogação de vistos de diversos integrantes do governo brasileiro, além de ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e seus familiares.
Segundo Rubio, a medida se baseia na acusação de que esses agentes teriam sido cúmplices de um esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano, por meio do programa Mais Médicos. Ele classificou o caso como “uma fraude diplomática inconcebível” e disse que os EUA não tolerarão práticas que violem direitos humanos.
A ação amplia a lista de sanções e restrições adotadas recentemente contra autoridades brasileiras, que já incluiu ministros do STF e seus familiares. Nas últimas semanas, Washington também elevou tarifas sobre exportações brasileiras e intensificou críticas à atuação do Judiciário no país.
A medida deve agravar as tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, que já vinham se acentuando desde o aumento de tarifas e as declarações críticas de líderes americanos sobre a condução política e judicial brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário