quarta-feira, 6 de agosto de 2025

E AS PESSOAS QUE ROUBARAM O INSS NADA AINDA ?

 A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, de 45 anos, a 17 anos de prisão por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. O julgamento foi concluído na terça-feira (5), no plenário virtual da corte.


Filmado durante a depredação dos prédios públicos, Fábio se sentou na 'cadeira do Xandão' e proferiu ofensas contra o magistrado. Ele também usou luvas para dificultar sua identificação.


Nas imagens é possível ver o mecânico do lado de fora do STF. "Cadeira do Xandão aqui. Aqui, ó vagabundo. É o povo que manda nessa p...a, ca...lho", diz no vídeo. Fábio morava em Penápolis, município do interior de São Paulo.


Na votação, prevaleceu o entendimento do voto do relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, sendo favorável à condenação. O juiz propôs a pena de 17 anos por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.


"É extremamente grave a conduta de participar da operacionalização de concerto criminoso voltado a aniquilar os pilares essenciais do estado democrático de direito, mediante violência e danos gravíssimos ao patrimônio público", afirmou Moraes no voto.


O ministro também sugeriu que Fábio fosse condenado a pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos. O valor deve ser quitado de forma conjunta com outros condenados pelos atos golpistas.


Fonte: Diário do Nordeste 

Foto: Reprodução


#PortalPacujaNews #STF #prisão #cadeira #alexandredemoraes



Nenhum comentário:

Postar um comentário