ELEITO PARA O BIÊNIO 2025-2026
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito, neste sábado (1º), presidente do Senado Federal, conquistando 73 dos 81 votos possíveis. A votação marcou seu retorno ao comando da Casa após quatro anos. Ele já havia ocupado o cargo no biênio 2019-2020, ficando até fevereiro de 2021.
A sessão para apresentação dos candidatos começou às 10h, e além de Alcolumbre, concorriam os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Eduardo Girão (Novo-CE), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES). No entanto, durante os discursos de sustentação, Soraya e Do Val retiraram suas candidaturas.
Resultados da votação:
- Davi Alcolumbre:73 votos
- Marcos Pontes: 4 votos
- Eduardo Girão: 4 votos
Não houve votos em branco, o que reforça a legitimidade do processo.
“Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”, declarou o novo presidente em seu discurso após o resultado.
ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DO SENADO
Além de liderar a Casa Legislativa, o presidente do Senado também é o chefe do Congresso Nacional. Suas funções incluem:
- Empossar o presidente da República;
- Convocar sessões extraordinárias do Congresso em situações de emergência;
- Receber e analisar pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF);
- Definir a pauta das sessões legislativas.
A eleição para a presidência do Senado ocorre por meio de votação secreta, com cédulas de papel, sendo necessário o apoio de, pelo menos, 41 senadores para a vitória.
#JornalJangadeiro #Senado #Votação #JJFeed #JJPolítica
Nenhum comentário:
Postar um comentário