As eleições municipais deste domingo (06) levam às urnas milhões de brasileiros. Em meio ao processo eleitoral, é comum ter dúvidas sobre o que é verdade e mentira na hora de registrar o voto na urna eletrônica.
Com isso, o 'Portal da RedeTV!' separou as principais verdades e mentiras sobre o processo eleitoral, com base na legislação eleitoral, para votar com segurança.
1- Votos nulos anulam a eleição? Isso é um mito. Os votos nulos e brancos não influenciam no resultado da eleição. Apesar de serem contabilizados, eles são utilizados apenas para fins estatísticos e apenas os votos válidos são contabilizados.
2- Eleitor pode justificar a ausência? É verdade. O eleitor que não puder votar no dia da eleição, pode justificar a ausência para evitar multa por meio do aplicativo E-Título ou presencialmente em um cartório eleitoral após a eleição.
3- O voto é obrigatório? É verdade. No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos. Jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 podem votar de forma facultativa.
4- Os mesários não podem fazer propaganda política? É verdade. Os eleitores que foram convocados para auxílio nas eleições não podem utilizar broches, camisetas de partidos, menções a qualquer número de candidato, nem influenciar o voto.
5- É proibido manifestações coletivas ou comícios? É verdade, A manifestação no dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
.
.
.
📸Reprodução/TSE
#news #jornalismo #noticias #governo #informaçao #política #RedeTV #TSE #eleicao #prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário