SEGREDO ESTÁ EM GENE
O período da pandemia foi marcado por pessoas que contraíram a covid-19, apesar de todos os cuidados, e outras que nunca pegaram a doença. Foi a partir dessa inquietação que um estudo, realizado em uma parceria entre a University College London, o Wellcome Sanger Institute e o Imperial College London, buscou responder a pergunta.
Os voluntários foram expostos ao vírus SARS-CoV2, que causa a covid, para que o processo fosse estudado em detalhes. Para isso, pessoas saudáveis que não se vacinaram, e sem histórico prévio de covid, receberam um spray nasal com uma dose extremamente baixa da cepa original.
Em seguida, foram coletadas amostras de tecido entre o nariz e a gargante, além de exames de sangue de 16 voluntários. Seis desenvolveram covid leve típica, dez não desenvolveram uma infecção contínua e sete permaneceram negativos e não desenvolveram nenhum sintoma.
GENE PROTETOR
Segundo os autores do estudo, os pesquisadores Marko Nikolic e Kaylee Worlock, em um artigo publicado no The Conversation Brasil, foi identificado um gene específico, chamado de HLA-DQA2, que foi expresso em um nível muito mais alto nos voluntários que não apresentaram sintomas.
“Essas descobertas nos ajudam a preencher algumas lacunas em nosso conhecimento, apresentando um quadro muito mais detalhado sobre como nossos corpos reagem a um novo vírus”, escreveram.
Para os pesquisadores, as informações poderão ser usadas para comparar os dados da pesquisa com outras informações mais recentes. “Especificamente quando “desafiamos” os voluntários a outros vírus e cepas mais recentes da COVID-19”, afirmaram.
(Foto: Getty Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário