O jovem de 14 anos procurou ajuda num hospital reclamando de rouquidão e problemas de deglutição seis horas depois de engolir a moeda de 25 centavos de dólar, de acordo com relato publicado na revista "The New England Journal of Medicine".
No entanto, os médicos ficaram perplexos porque o "cofrinho humano" não apresentava nenhum problema respiratório normalmente associado à ingestão de moedas.
Na esperança de chegar à raiz do problema, eles radiografaram seu tórax, que mostrou que a moeda estava "situada verticalmente dentro da subglote" (a área entre as cordas vocais e a traqueia), que permitia a passagem do ar, apesar de causar desconforto.
O paciente teve sorte, pois na maioria dos casos de aspiração acidental, objetos estranhos se alojam na traqueia ou em outras partes da garganta, prejudicando potencialmente a respiração do paciente.
"Corpos estranhos nas vias aéreas, especialmente na traqueia e laringe, necessitam de remoção imediata para reduzir o risco de comprometimento respiratório", escreveram os médicos.
Sob anestesia geral, o adolescente foi submetido a broncoscopia, uma operação que envolve sondar as vias aéreas com uma pinça flexível. A moeda foi retirada sem provocar danos ao paciente. Ele recebeu alta e teve de volta a sua moeda.
Focoelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário