524 MORTES DESDE 2021
Apenas 11,4% dos jovens com menos de 14 anos de idade receberam as três doses das vacinas contra a covid-19, aponta o boletim do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fiocruz e Unifase.
Para pessoas dessa faixa etária, o esquema vacinal completo é composto por três doses. Desde 2023, os imunizantes contra o vírus estão disponíveis para crianças a partir de 6 meses de idade.
A cobertura vacinal em crianças de 3 a 4 anos está em 23% para duas doses e apenas 7% para o esquema vacinal completo com três doses. Na faixa de 5 a 11 anos, a cobertura sobe para 55,9% com duas doses e 12,8% completando o esquema com três doses.
Desde a disponibilização das vacinas para este público, o número de mortes caiu de 326 para 60. Para o boletim, os números refletem a eficácia da vacinação.
“Temos uma vacina segura, eficiente e disponível em todos os municípios. Precisamos usar o recurso que nós temos para garantir a saúde das crianças, especialmente em um cenário desfavorável com a circulação de outras doenças perigosas, como a dengue”, alerta o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário